Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.
A atual gestão da ABMES, de acordo com o seu Plano de Trabalho, pretende por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular. Uma delas é, exatamente, a realização da "Semana da Responsabilidade Social".
O evento tem como objetivo geral organizar, anualmente, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.
Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":
A ABMES tem a satisfação de conceder a Faculdade de Aracaju - FACAR, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2022, quando um novo Selo será conferido, caso a instituição torne a participar da iniciativa.
Agradecemos a participação nosso Gerente de Unidade Prof. Diego José Soares da Rocha Araújo, Profª Rosana Marcondes – Coordenadora Geral e todos da equipe FACAR, a direção da IES agradece o empenho e dedicação.
Comunicamos que só será permitida a entrada na Instituição com a carteira de acesso.
Obs.: Alunos calouros e em trâmite de matrícula, permanecem com as autorizações e termos de acesso. Lembramos que é necessário pegar autorização provisória na secretaria acadêmica.
A Direção
O “IV SEMINÁRIO SOCIOJURÍDICO: “Pandemia, direito e sociedade” foi realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2021, na modalidade online, e contou com a participação de alunos e profissionais da área jurídica.
No dia 15 de setembro ocorreu a palestra de abertura do evento, com o tema: “Direito e Trabalho em movimento: o que mudou e o que ainda mudará no Mundo do Trabalho em razão da pandemia?”, proferida pelo Dr. Marcos d’ Ávila Fernandes.
No 16 de setembro foi realizada a palestra de encerramento do evento, sobre o tema “O consentimento como forma de violência simbólica nos crimes de estupro de vulneráveis”, ministrada pelo Dr. Rogério Ferreira da Silva.
Nossos agradecimentos a todos os ouvintes, palestrantes, representantes de turma, e especialmente aos nossos palestrantes.
Comissão de Organização:
FAZER - FACAR - Eventu’s.
Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.
A atual gestão da ABMES, de acordo com o seu Plano de Trabalho, pretende, por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular. Uma delas é, exatamente, a realização da "Semana da Responsabilidade Social".
O evento tem como objetivo geral organizar, anualmente, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.
Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":
A ABMES tem a satisfação de conceder a Faculdade de Aracaju - FACAR, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2020, quando um novo Selo será conferido, caso a instituição torne a participar da iniciativa.
Agradecemos a participação do nosso gerente de unidade, prof. Diego José Soares da Rocha Araújo e todos da equipe FACAR. A direção da IES agradece o empenho e dedicação.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através da Escola de Contas (Ecojan), promoveu nesta quinta-feira, 23, mais uma edição do Projeto "TCE Cidadão". Por meio da ação, cerca de 70 estudantes da disciplina Direito Tributário e Direito Administrativo da Faculdade FACAR, assistiram à sessão plenária, além de uma palestra do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.
Confira a matéria na Integra.
No dia 08 de dezembro de 2018, nossa instituição realizou doações de alimentos do nosso concurso de bolsas, a instituição beneficiada foi a Chave do Futuro que é uma Instituição voltada para atendimento à Comunidade Recanto da Paz e Adjacências, tendo como prioridade às crianças.
Eles desenvolvem na Instituição, atividades voltadas ao bem-estar, como; aulas de dança e capoeira. Oferecem também acompanhamento gratuito em diversas especialidades, como; nutrição, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.
Há projeção para ampliar em 2019 as atividades ofertadas na casa, uma das propostas é a inclusão da Educação Inicial e Reforço Escolar.
O projeto paralelo, em execução, prevê a Construção da Praça Recanto da Paz, autorizado pelos órgãos competentes; SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) EMURB (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) e EMSURB (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), o projeto está sendo executado com apoio de voluntários e membros da comunidade.
A Chave do Futuro também realiza campanhas temporárias para ajudar a comunidade. Atualmente há três campanhas vigentes; Natal sem Fome, Natal, Solidário e Criança na Escola.
Para a Faculdade Sergipana - FASER e Faculdade de Aracaju - FACAR é um prazer fazer essas doações.
A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Ana Maria Farias, participou do I Congresso Multidisciplinar "70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", na noite dessa terça-feira, 24, no Comfort Hotel, zona sul de Aracaju. A temática é alusiva à comemoração aos 70 Anos de Declaração dos Direitos Humanos, um marco na luta pela dignidade do ser humano.
O evento teve como foco a qualificação profissional e acadêmica, bem como a disseminação do conhecimento e fomento ao debate a respeito da efetividade dos Direitos Humanos, dada sua importância na formação e capacitação dos profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento. “A importância desse evento é a multidisciplinaridade, uma discussão que envolve vários setores, seja a Arquitetura e Urbanismo, seja o Direito, a Contabilidade… todos direcionados em garantir os direitos humanos, como o de ir e vir, independente de cor, sexo, ideologia política ou religiosa. Vivemos um momento muito especial no Brasil, é necessário que sempre se reforce e prevaleçam os direitos necessários, enquanto respeitar os direitos do próximo”, ressaltou a presidente do CAU/SE, Ana Maria Farias.
O Congresso foi realizado pela Faculdade Sergipana (FASER), Faculdade de Aracaju (FACAR) e a Empresa EVENTUS – Ciência, Tecnologia e Entretenimento, teve em sua programação mesa de debates, palestras e apresentação de painéis.
Confira aqui o Caderno de Resumos do Congresso Multidisciplinar
No dia 25 de outubro de 2018, quarta-feira, no turno noturno, os Doutores Américo Souza e Samuel Bruno, ambos professores do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Aracaju, juntamente com os alunos do segundo e terceiro período do curso de enfermagem, realizaram o "I workshop de doenças infecciosas".
Na ocasião estiveram presentes diversos representantes do corpo docente, discente e administrativo das instituições FACAR e FASER. "É muito gratificante ver o envolvimento dos alunos da nossa casa em eventos científicos, onde percebemos que os mesmos se debruçaram sobre livros para estudar todo o conteúdo abordado nesse painéis", afirmou o reitor, professor Adailton Villela. "Nós da FACAR e da FASER, fazemos questão de fomentar todas estas atividades que tornem práticos e livres o modo como os alunos e toda a instituição se envolvem para executar estes eventos, estes momentos pedagógicos que ocorrem fora da sala de aula também são muito importantes para os acadêmicos", afirmou o gerente da unidade, senhor Diego. "Nesta abordagem, buscamos elucidar uma ponte entre o teórico e o científico, proporcionando aos alunos uma apresentação em banner, sendo pressuposto para a vida acadêmica", relatou o prof. Doutor. Samuel Bruno. "O nosso grande objetivo em criar esse evento foi contribuir para os alunos em um momento diferenciado, proporcionando a comunhão do conhecimento e uma maneira em que fossem utilizados outros recursos didáticos além dos recursos magistrais clássicos, eu e o professor Samuel ficamos muito felizes sempre em relembrar que a Instituição nos concede todo o apoio na execução destas atividades".
O gerente das unidades Faculdade Sergipana - FASER e da Faculdade de Aracaju - FACAR, sr. Diego Rocha, convidou alguns colaboradores para o maior evento de liderança e empreendedorismo do estado, o “Mentes Líderes”. Foi um evento pensado para quem é ou deseja ser líder e tem sede de novos conhecimentos e técnicas para alavancar a sua vida profissional e pessoal.
O "Mentes Líderes" aconteceu no dia 10 de novembro de 2018 das 08h às 20h na casa de eventos Titanium. O evento foi uma imersão de 14 horas de muito conhecimento, muito networking e mudança de mindset. Estavam presentes os colaboradores: Wilza, Thayanne, Marina, Adriana e Josefa.
"Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento." Albert Einstein
Parabéns, meninas! Rumo ao sucesso. A direção da unidade (prof. Adailton Vilela) parabeniza todos os envolvidos.
A ABMES tem a satisfação de conceder a Faculdade de Aracaju - FACAR, o “selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 14ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2019, quando um novo selo será conferido, caso a instituição torne a participar da iniciativa.
Agradecemos a participação do nosso Gerente de Unidade, sr. Diego José Soares da Rocha Araújo e todos da equipe FACAR, a direção da IES, agradece o empenho e dedicação.
"A ficha catalográfica é um bloco de texto que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e encontrar um livro no acervo de uma biblioteca. Elas devem ser elaboradas opwww.facarr bibliotecários graduados e com registro profissional ativo no Conselho de Biblioteconomia. O Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) é o manual que reúne todas as regras para a correta catalogação de um material bibliográfico. No Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas as publicações monográficas, conforme estabelecido pela Lei Federal 10.753/03, também conhecida como a Lei do Livro. Para uma ficha catalográfica ser considerada válida ela deve estar assinada pelo bibliotecário responsável, conforme Resolução 184/2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia."
Fonte: edocbrasil.com.br
Como os alunos da FACAR podem obter as fichas para o seu trabalho acadêmico?
Entrando em contato com a biblioteca através do e-mail, com pelo menos 5 dias de antecedência, solicitando a Bibliotecária(o) sua confecção.
Para alunos da FACAR podem mandar para bibliotecafacar@unip.br.
Lembrando sempre que a ficha precisa ser usada na finalização do TCC, antes da sua defesa.
A Faculdade de Aracaju - FACAR recebeu o selo 2017/2018 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como instituição socialmente responsável.
A conquista deste selo teve grande e fundamental participação de todos da IES, em especial do nosso Gerente de Unidade, sr. Diego José Soares da Rocha Araújo. A direção da IES agradece seu empenho e dedicação.
No dia 23 de agosto de 2018, alunos do 7º e 8º período do curso de direito da Faculdade de Aracaju (FACAR), realizaram visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. A visita faz parte das atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição de ensino.
Os alunos estavam sob a orientação da advogada do Núcleo, Luana Duarte, que falou sobre a importância da atividade. “As visitas técnicas, fazem parte da programação do Núcleo, sob a orientação do coordenador do curso, Ermelino Cerqueira, e têm o objetivo de aproximar o aluno das instituições e da realidade da vida jurídica. Dessa forma eles tem a oportunidade de ver como funciona o órgão e presenciar a prática do direito”, destacou a professora.
Os acadêmicos foram recebidos pela assessoria de comunicação, com a visita sendo iniciada pela Biblioteca do TRT20, onde a turma foi recepcionada pela bibliotecária Mardiana Sampaio, que falou sobre a biblioteca digital e convidou os universitários para utilizarem o espaço, que é aberto ao público.
Em seguida os alunos foram até o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT), lá a servidora Rosenilde Costa explicou sobre o funcionamento do Centro e esclareceu algumas dúvidas.
A visita foi encerrada na Sala de Sessões, onde os alunos assistiram a sessão do Pleno, presidida pelo presidente do TRT20, desembargador Thenisson Santana Dória. Na ocasião, o desembargador Fábio Túlio cumprimentou os acadêmicos e docente.
O VESTIBULAR SOLIDÁRIO tem por objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis para serem doados a uma instituição social, na oportunidade, os alimentos arrecadados no processo seletivo de 2017.1 contemplaram O Projeto Esperança, que está localizado na rua Claudionor Leite, número 100, bairro Farolândia, Aracaju-SE. A instituição retira crianças da ociosidade, alunos que estudam na rede pública de ensino pela manhã ficam no projeto à tarde e quem estuda à tarde fica no projeto pela manhã. O projeto existe desde 2008, e trabalha com 70 crianças de baixa renda oferecendo oficinas, tais como:
Quer ajudar este maravilhoso projeto social?
Entre em contato com a responsável sra. Ana Luzia, telefones para contato (79) 98837-7297 ou (79) 3243-2652 e também por e-mail projetoesperaca@hotmail.com
A Faculdade Sergipana – FASER e Faculdade de Aracaju - FACAR, através de uma simples ação, trabalhando a responsabilidade social.
No último concurso de bolsas realizado em 16 de janeiro, os policiais militares Alecia Laila Vasconcelos, Paulo Diniz de Oliveira Neto e Raniele d Elian Souza Santos conquistaram bolsas de estudo integrais e parciais para os cursos de Direito e Arquitetura na FACAR e FASER, respectivamente.
No último dia 25 os acadêmicos foram até as IES e receberam um certificado de honra ao mérito das mão do diretor geral, Adailton Vilela de Almeida. O concurso de bolsas oferece oportunidades de descontos através do desempenho dos vestibulandos na prova de seleção.
O curso de Enfermagem realizou o processo seletivo para a inserção dos discentes no grupo de pesquisa GEAFRO. A iniciativa em criar o grupo de pesquisa foi do coordenador do curso de Enfermagem Francisco Albuquerque Klank, conjuntamente com os professores Edilson Carneiro e Simone Benedita.
Atualmente, o grupo está desenvolvendo pesquisa de campo na comunidade quilombola Mussuca, localizada no município de Laranjeiras em Sergipe.
Interessados em participar do GEAFRO entrar em contato pelo e-mail: ndeenfermagemfacar@gmail.com
Programa de Iniciação CientíficaO curso de Enfermagem da faculdade de Aracaju realizou no primeiro semestre do ano de 2015 uma seleção para os alunos interessados em desenvolver pesquisas científicas. Os discentes aprovados irão iniciar as pesquisas com o grupo de pesquisa GEAFRO na comunidade quilombola Mussuca.
Os interessados em desenvolver pesquisas científicas entrar em contato pelo e-mail: ndeenfermagemfacar@gmail.com
Programa de MonitoriasO curso de Enfermagem está disponibilizando aos discentes dois monitores das áreas de semiologia e semiotécnica e anatomia, que estarão responsáveis em auxiliar os alunos na revisão dos conteúdos disponibilizados em sala de aula pelos professores.
A monitoria da disciplina de semiologia e semiotécnica acontecerá de segunda a sexta-feira no laboratório de Enfermagem em horários previamente agendados pelo aluno. Já a monitoria de anatomia acontecerá no laboratório de anatomia, os dias serão segunda, quarta e sexta com horários pré-agendados.
Os interessados nas monitorias entrar em contato pelo e-mail: ndeenfermagemfacar@gmail.com
Veja a reportagem completa: CRFSE
Conforme portaria n.º 738 de 17 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2010, o MEC aditou os atos de credenciamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto Aracaju de Ensino e Cultura – IAEC para FACULDADE DE ARACAJU – FACAR.